Dia da Gastronomia Sustentável, o que o Agente Cidadão tem a ver com isso?

Cópia de Dia da Gastronomia Sustentável
Postado em 06-18-2021 às 20:08 por agentecidadao

Você sabia que hoje, 18 de junho, é o dia da Gastronomia Sustentável?

A homenagem foi concebida pela ONU, após o reconhecimento da gastronomia como um setor fundamental para o desenvolvimento pleno de comunidades, da conscientização agrícola e alimentícia, da segurança alimentar, produção responsável e conservação da nossa biodiversidade.

A insegurança alimentar faz parte da rotina de 84 milhões de brasileiros, e, conforme a Organização Mundial da Saúde, se, em até 400 metros de sua residência, não existir nenhum alimento in natura, se vive em um deserto alimentar. Essa é a realidade nas comunidades do Capão Redondo.

Por conta disso, o Agente Cidadão decidiu desenvolver, através dos recursos financeiros captados pelo Agente Desapega, mecanismos para mudar esta realidade no Capão Redondo: promover o combate à obesidade e à desnutrição, com muuita consciência agroecológica!!

Fizemos uma horta para as crianças da Capão Cidadão – da #redeagentecidadao – interagirem com os alimentos e aprenderem seus benefícios, construímos uma cozinha industrial, possibilitando aulas de culinária e uma conexão com a produção natural de refeições, sendo elas não industrializadas. E, sazonalmente, fazemos distribuições de alimentos e cestas básicas… Porém, queremos muito mais!

Então o que faremos?

Fornecimento de refeições para os atendidos, com base em uma alimentação saudável e natural

Oficinas específicas para a comunidade do entorno buscando o resgate da cultura alimentar e geração de renda

Oficinas de culinária para as crianças desenvolvidas por nutricionistas e cozinheiras com objetivo de trazer a familiaridade da importância dos alimentos e o preparo correto (observando sempre a idade de cada turma)

Desenvolvimento de produtos do Ponto de Cultura Alimentar para divulgação, promoção e manutenção das atividades da Associação

Vamos juntxs, levar o excesso para onde há falta!