#SP467

Você sabe o que fizemos durante o ano de 2020_ (2)
Postado em 01-26-2021 às 21:56 por agentecidadao

A maior metrópole da América Latina, nesta segunda-feira (25), completou 467 anos de história. São Paulo, que comporta 5% da população brasileira, é o centro de consumo de produtos agrícolas e pólo tecnológico do Brasil. Abrigando o mundo em uma única cidade, o núcleo econômico contém 200 nacionalidades e mais de 360 mil estrangeiros, segundo a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Diversidade é o segundo nome de SP.

Mesmo sendo a região mais globalizada do país, São Paulo é conhecida pela gentrificação, pobreza e violência. Seus municípios acomodam 7% da população pobre do país, mais de 1 milhão de pessoas, sendo 2,6% da população paulista, e dentre esses, 700.193 são pessoas em extrema pobreza. O número de pessoas de cor preta ou parda vivendo em situação de extrema pobreza cresceu 61% em 2018, enquanto apenas 13% da população branca. (IBGE)

Ainda assim, o maior problema no estado de São Paulo é a falta de políticas públicas que induzam mudanças reais no panorama social, tendo em vista as dívidas históricas do país que estruturaram o formato no qual a sociedade se encontra atualmente. Não apenas maquiando o problema, e sim, partindo de onde ele se inicia.

Nosso propósito como Agente Cidadão e, anos depois, também como Agente Desapega, é sermos mediadores e protagonistas de ações transformadoras em São Paulo, em específico no Capão Redondo, que comporta um dos menores IDH do Brasil.

À procura de alavancar grandes mudanças na região e consequentemente em toda a cidade, seja mudando dados ou estimulando outros projetos, o Agente Cidadão impulsiona a educação, saúde, criatividade e auto-estima de pessoas em estado extremo de vulnerabilidade.

Vamos juntos impactar São Paulo positivamente!